Tuesday, May 18, 2010

O que e E o Porque Da Salvacao!


A salvação é uma obra feita por Deus em nossas vidas, onde o Deus Pai nos atrai para Jesus ["Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, o não atrair a mim..." João 6:44], O Filho, em forma humana se dá como pagamento pelos nossos pecados e derrama Seu sangue ["E neste acto Ele revela o que é o verdadeiro amor: não por causa do amor que tivéssemos por Deus, mas porque Ele nos amou a nós e enviou o seu Filho, o qual expiou o castigo dos nossos pecados para que fôssemos perdoados." 1 João 4:10] e [“E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.” Heb. 9:22]; e o Espírito Santo nos convence da ira de Deus contra os pecados, e do juízo vindouro por causa deles ["Mas a verdade é que melhor vos será que eu me vá, porque se eu não for, não virá o Espírito Santo. Se eu for, ele virá, pois vou enviá-lo a vocês. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, de que tem de contar com a justiça de Deus, e de que haverá um juízo." João 16:7-8]. Em Hebreus 9:27 está escrito "E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo." É isso o que Jesus chama de “Novo Nascido” em João 3: “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (v.3), e “Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” (vs. 5-8)


Mas porque a obra de Deus em nossas vidas é de “salvação”? Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.” Efesios 2:1-3. Vê, por causa dos nossos pecados estavamos mortos, mas como assim? Ora, no versículo acima lemos que “Ele nos vivificou, isto é deu vida, e mais acima Jesus disse que nos era necessário “nascer novamente”, e que esse nascer é feito do Espírito. Que Espírito? O profeta Ezequiel inspirado por Deus escreve em seu livro, capítulo 36, a partir do verso 25 até o verso 27: Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei. Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.”  


Mas porque estavamos mortos? Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Romanos 5:25. Ainda tem mais,  “…todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; a sua boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Nos seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante dos seus olhos.” Romanos 3:9-18; e Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Pois os Seus atributos invisíveis, o Seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.” Romanos 1:18-25. Tem mais, mas acho que já da para entendermos, e vou só adicionar mais este: Porque o salário do pecado é a morte, Romanos 6:23a

Mas o que é o pecado? “Quem peca desobedece à lei, porque todo o pecado é uma violação da lei de Deus. 1 Joao 3:4; Que lei é essa? Ttudo que tem a ver com o caráter perfeito e santo de Deus. A mentira não é coisa ruim porque Deus assim determinou. A mentira é ruim, má, porque é contra o caráter de Deus, e vai contra a Sua natureza. “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para mudar de intenções. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?” Numeros 23:19. Deus nos deu 10 Mandamentos:
1. Não terás outros deuses diante de mim. Quantas outra coisas e ou pessoas voce venera acima de Deus? Em Lucas 6:45, parte do versículo diz: “…do que há em abundância no coração, disso fala a boca. E em Mateus 6:21 “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Está Deus em primeiro lugar na sua vida? Ou como lemos acima em Romanos 1, voce serve à criatura ao inves do Criador, e não o glorifica como Deus? 
2. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus...” Voce sabia que voce pode fazer de Deus uma imagem na sua cabeça que não tem nada a ver com o Deus verdadeiro, ou que só leva em conta os atributos de Deus que lhe faz sentir melhor.  Muitos so vêem Deus como um Deus de amor, e Ele certamente isso é, mas se esquecem, ou porque preferem viver em seus pecados, nao querem levar em conta que Ele também é perfeito, santo e justo.
3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.O que mais ouvimos é “ai meu D#@$.” E Je$@# C*%#$.” Já percebeu que não usamos o nome de Hitler por exemplo como palavrão, tampouco o de Buda ou Ala, ou Mohamed??? Interessante não. Achariamos o fim da picada alguém usar o nome da nossa mãe de forma desrespeitável, mas quando é o nome do Deus, criador dos céus e da terra, nem piscamos.
  4. Lebra-te do dia do sábado, para o santificar. Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descancou. Ele instituiu para si mesmo um dia da semana para que nós o louvassemos. Após a ressureicao de Cristo que se deu no Domingo pela manhã, guardamos esse dia em especial para Ele. Claro que devemos louvá-lo e honrá-lo todos os nossos dias. Mas voce lhe dá pelo menos um?
5. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Voce sempre honrou e respeitou seus pais implicitamente, sem resmungar, sem responder de volta, os obedeceram?
6. “Não matarás.Muitos pensam que esse mandamento eles não quebraram, é normal. Mas veja o que disse Jesus sobre isso: Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás. E se cometeres assassínio serás sujeito a julgamento. Mas agora digo-vos que basta o sentimento da ira contra alguém para se cair sob julgamento! Se chamarem estúpido a um amigo, correm o risco de serem levados a tribunal. E se o amaldiçoarem, arriscam-se às chamas do inferno.” Mateus 5:21-22. Já se irou contra alguém?
7. “Não adulterarás. Muitos de nós pensamos porque não somos casados que estamos livres desse pecado. Mas veja voce o que disse Jesus: Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mateus 5:27-28. Somos julgados em pensamento, basta pensar, e no coração já somos culpados.
8. Não furtarás. Ja roubou alguma coisa? Pegou algo que não lhe pertencia e não devolveu? Já baixou música ou videos da internet que não comprou? E o tempo de trabalho que gasta fofocando? Por menor que tenha sido o valor do objeto, roubo é roubo.
9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não mentirás. Não vou nem perguntar se já mentiu, mas quantas vezes?
10. Não cobiçarás… a casa, a mulher, os bens… do próximo” Quem pode dizer nunca cobicou nada de alguém?


Os 10 Mandamentos nos foram dados para servir de espelho. Onde podemos ver-nos como realmente somos [Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Romanos 7:7].
E também segundo a Bíblia para nos mostrar a necessidade que temos da salvação oferecida por Deus, em Jesus Cristo [“Dito de outra maneira: a lei foi como que um educador que nos conduziu até Cristo. Aí por meio da fé, pudemos estabelecer a nossa relação com Deus. Gálatas 3:24] - , o único caminho [“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6].  
É um presente de Deus para nós, não por nada que somos ou fazemos, mas porque Deus é misericordioso e cheio de graça. [Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9].



0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home