Saturday, June 12, 2010

Não Julgueis! Quem é Voce para me Julgar?

Eu ouvi de pelo menos duas pessoas bem informadas que o versículo da Bíblia  mais citado hoje em dia é Mateus 7:1 "Não julgueis ...", até mesmo por aqueles que negam a existência de Deus, ou por aqueles que dizem que não sabem se existe um Deus, entre outros.  Engraçado como eles não têm problema de “tomar emprestado” da Palavra de Deus, quando se dizem nem crer nEle.  No entanto, são muitos os que citam esse verso.  E assim, “não julgueis… " tornou-se o mantra da sociedade atual. Você não deve julgar, quem é você para julgar os outros?”

Não julgueis. 
O que significa isso? Bom, deixe-me lhe fazer as seguintes perguntas?
1. 
Será que isso significa "estar em desacordo com alguém?" ou talvez,
2. 
"Considerar que alguém está errado?"

Bem, se entendemos “não julgueis” como uma ou ambas as afirmações acima, então o que  "julgar" alguém seria então, estar em desacordo com alguém, ou considerar a outra pessoa errada. 
Mas, espere um minuto – Não seria isso então um julgamento???  Examinemos os seguintes exemplos: Se alguém me considera ser crítico, ou diz que eu estou julgando, quando eu digo que as mulheres devem vestir-se modestamente, ou que o aborto é errado, ou mesmo que o casamento deve ser a união de um homem e uma mulher; Não estão me julgando aqueles que não concordam com as minhas declarações? Ou as consideram errôneas?

Hummmm! 
Talvez não seja isso o que "julgar" significa então, segundo a Palavra de Deus. Assim sendo julgamento neste caso tem que significar outra coisa.

O que eu li e ouvi em comentários com respeito a esta passagem em Mateus 7 é que este não é um comando para "não julgar - mas sim, como julgar” (FrankTurek). 

Veja voce que todos nós, e eu digo TODOS, são como o imperador "sem roupa" enganados de que são inerentemente boas pessoas. Nós todos estamos aquém do padrão perfeito de Deus. TODOS! Eu, você que está lendo isto, seu vizinho, me desculpe, até sua mãe e pai, e aquele bebêzinho “perfeito" e lindo.  Sim, todos. E nenhum de nós é moralmente superior a ninguém. Alguns talvez possam ser um pouco melhor, por causa da graça de Deus em suas vidas, mas não superior.

E é isso que Jesus está ensinando nesta passagem.  Veja voce, Ele nos diz que primeiro devemos dar uma boa olhada em nós mesmos, por isso ele diz que devemos remover de nossos olhos a trave, para que possamos ver mais claramente. Oh, mas 
Ele então diz que assim sendo podemos tirar o cisco do olho do outro, basta ler a passagem inteira. Também em João 7:24 Jesus diz: "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo o reto juízo." Nós, quando eu uso "nós" eu quero dizer os que são cristãos, somos chamados para julgar, mas para fazer isso em justiça. Não devemos julgar para condenar, mas para conduzir à verdade, que é encontrada somente em Deus. E quando nos posicionamos do lado de Deus e Suas verdades seremos vistos como críticos, devido ao mal-entendido do que “julgar” tem significado hoje em dia. Entretanto, devemos tratar aqueles que discordam de nossos julgamentos, com respeito e dignidade, retendo as nossas convicções, que devem proceder da Palavra de Deus. Devemos falar a verdade em amor.

Ok, vou me repetir aqui, devemos nos apegar as nossas convicções e estas devem provir da Bíblia, e devemos ter a compreensão adequada e correta do que o texto quer dizer, e não daquilo que pensamos que dizem ou gostariamos que fossem, mas o que Deus quiz dizer. 
Então, o que Deus chama de pecado, para nós é pecado, e devemos dizer aos outros que é pecado; e se Ele diz para não fazer algo, nos esforçamos para não fazê-lo, e isso deve ser dito para os outros que não deve ser feito. E se queremos ser sal e luz, nós teremos que fazer ouvida a Palavra de Deus, os Seus preceitos e princípios, e proclamarmos o evangelho, e procurarmos ser uma influência em nossas sociedades. A coisa é, que devemos ser e fazer estas coisas, enquanto buscamos ao mesmo tempo viver retamente, de acordo com a Palavra de Deus, aos olhos do público, bem como à portas fechadas, e devemos proclamar as Suas verdades com humildade, amor e bondade, porque nós não somos melhores do que os outros, mas apenas estamos em melhor situação.

Com a Bíblia como nosso guia, segurando a Verdade de Deus, como nossa bússola. 
Estamos firmados em Sua verdade absoluta. E isso não deixa espaço para o relativismo. Portanto seremos vistos como os que julgam, e nos será dito para não julgarmos. Mas lembrem-se o que “julgar” segundo Deus significa, e o que isso não quer dizer, que é como o mundo pensa. 

Ponha-se do lado da verdade, em amor, com muita paciência, mas não se deixe ser calado por outros que o “julgam” por julgá-los.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home