Thursday, September 23, 2010

O que é a VERDADE? Parte 1

Nós vivemos em uma era onde se faz extremamente necessário um entendimento claro do que é a verdade. Por causa do pensamento pos-modernista que predomina na maioria das sociedades, especialmente dos países ocidentais.

Onde alguns dizem “não existe verdade absoluta”, outros que “a verdade não pode ser conhecida”; ainda outros “que a verdade é relativa”. E assim por diante.

Bom, vou começar lendo um email que recebi de uma pessoa muito especial para mim e a quem amo profundamente, mas que é uma dessas pessoas que estão confundidas entre os millhões de outras pessoas que aderem a esse tipo de pesamento.

De fato, considero que nenhuma verdade é absoluta e/ou imutável. E eu acho que deveria ser assim com todo mundo. A busca das verdades da vida devem, para mim, ser conscientes e de acordo com o desejo e a necessidade de cada um. Quando as coisas do seu sentimnento, da sua visão de mundo, da sua compreensão da vida, do raciocínio do seu intelecto se apresentam num determinado momento harmonizados, e lhe dão paz, tranqüilidade, segurança emocional e psicológica, e, além disso, lhe apontam para um objetivo de uma felicidade mais permanente, é quando se terá alcançado uma boa razão para se viver. E isso, além de ser individual e subjetivo, independe de qual fonte de conhecimento filosófico/religioso você se valeu. E a variedade desse conhecimento é rico e vasto. 

Prestem atenção ao que diz o autor do email “Nenhuma verdade é absoluta e/ou imutável.” Em outras palavras “Não há verdade absoluta e a verdade muda.”

Ele diz que a busca das “verdades da vida” deve ser consciente. Concordo que deva sim ser consciente e que deva se encaixar logicamente a razão e ao que é real! Mas ele diz que deve ser de acordo com o desejo e a necessidade de cada um individualmete; aqui eu discordo completamente do ponto de vista dele, que a busca da verdade deva ser feita baseada nos desejos e necessidades de cada um. E eu espero ser capaz de poder lhe mostra por que?

Ele equivale a verdade com a harmonia entre os nossos desejos, a nossa cosmovisão de vida, o nosso entendimento ou percepção de vida, e o nosso raciocínio intelectual – e que isso nos trás a paz, tranquilidade, e segurança física e emocional – e que isso nos leva a um objetivo de vida e a uma felicidade mais permanente.

A VERDADE é uma coisa boa, e é claro que a verdade nos trás tudo o que foi mencionado anteriormente.  E concordo que a VERDADE nos leve a um objetivo de vida e a uma felicidade mais permanente. Mas qual verdade? A que eu fabrico segundo a minha vontade e necessidade? A que foi descrita pelo email? Como determino essa “verdade”, como sei que é verdadeira? É ela baseada em meus desejos, no meu modo de ver a vida e como eu entendo a realidade? E sendo, assim, então, eu tenho a minha verdade, e você pode ter a sua, porque nós chegamos a ela individualmente, mesmo que as nossas verdades sejam completamente diferentes? Mesmo que a minha verdade se opõnha a sua verdade?

A VERDADE é uma coisa boa, e todos nos queremos a verdade em nossas vidas, nós queremos a verdade dos nossos amados, correto? Nós não queremos que eles mintam para nós. Nós queremos a verdade dos nossos médicos, queremos a verdade dos nossos parceiros de negócios, do nosso corretor, do nosso agente imobiliário, dos nossos investidores, das companhias que fabricam os carros que dirigimos, das empresas farmacêuticas, das propagandas, etc…        

Eu ouvi Ravi Zacharias, um apologista e evangelista dizer: “Jesus não veio ao mundo para fazer boas pessoas melhores, Ele veio ao mundo para fazer pessoas mortas, vivas.” E de acordo com Efe. 2:1-3 “Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.”

Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?” Mat. 16:26

De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte.” Prov. 11:4

De que aproveita ao homem alcançar a felicidade ou encontrar seu objetivo na vida, tranquilidade, segurança física e emocional baseados em seus proprios sentimentos, e crendo o que quer que seja verdadeiro para ele de acordo com seus desejos e percepção da realidade, se a sua percepção é baseada em suas próprias imaginações fantásticas, se não for verdade? De que aproveita? NADA. Porque ele pode ter uma sensação de paz, e direção, e satisfação, e então quando chegar a morte, e ela vem para todos. E ele tiver que dar conta de sua vida Àquele que criou a vida e lhe o direito de viver, quando aquele dia chegar. E ai???               

Se esse modo de pensar fosse verdade, e nós todos saissemos por ai a buscar a VERDADE baseados nas nossas percepções da realidade, e nos desejos dos nossos corações, e nos desejos da nossa carne, e baseados em nossos gostos e preferências, você pode imaginar o caos que seria? Imagine, algumas pessoas gostam de cumprimentar seus vizinhos, outros gostam de comê-los, para eles isso seria verdade. Para alguns o senso de paz e contentamento na vida seriam encontrados em abusar sexualmente de bêbes ou criançinhas, para eles isso seria verdadeiro. Outros podem derivar um sentido de vida em caçar e matar outras pessoas assim como eles, para eles isso seria verdade. Tá bom, estou sendo muito drástica? E se para alguém é verdade que ele não deve trabalhar, mas viver em todo comforto possível tirando o que e seu? Seria isso errado se ele realmente cresse ser isto verdade? 

No Dia do Julgamento a única coisa que importará é a justiça. Se você a tem porque se arrependeu de seus pecados e confiou na vida, morte na cruz, e ressurreição de corpo de Jesus Cristo como pagamento expiatório por seus pecados, você irá para o céu. Se você pensa que pode você criar, chegar, apresentar a sua própria justiça, você se encontrará não no céu mas no inferno por toda eternidade pagando por seus próprios pecados.   

Não caros amigos, a VERDADE é absoluta, e é imutavel. E tem mais, é extremamente importante. E tem como você saber disso com certeza. “A Verdade é muito importante para nós, principalmente quando somos confrontados com uma mentira.”

Atentem para esta ilustração. Um homem, sua esposa e três filhos foram a um tribunal uma tarde para assistirem a um julgamento contra um homem acusado de molestar sexualmente duas meninas. Por evidência a única coisa apresentada pelo advogado de acusação foi o testemunho delas do que aconteceu a elas naquele dia. Elas não estavam na sala, mas em outra sala sendo questionadas por teleconferência. Aos que assistiam as meninas respondendo tão doces e sem hesitação não podiam deixar de pensar como poderia aquele homem abusar de tão doce, inocente meninas. Quando o advogado de defesa começou o seu questionamento, embora ele tenha sido bastante gentil com as meninas, ele foi também firme ao mesmo tempo lhes dizendo que ele não queria nada além da verdade do que aconteceu. Então ele lhes perguntou se algum exame físico havia sido feito quando se deu o abuso ou depois que foi reportado o caso? -  E elas responderam, “não”. Então ele as perguntou se não era verdade que no dia em que fizeram a acusação, o seu cliente as havia visto numa área da cidade onde elas não deveriam estar e ele as disse que iria dizer a seus pais, e que por causa disso elas haviam feito essa acusação para prevenir que ele as dedurasse? Uma delas ficou calada e a outra disse que não se lembrava. E a família que estava assistindo a esse caso sairam daquela corte sem saber o que realmente havia acontecido.
Agora, a pergunta é? Se a verdade é importante para todos os que estavam envolvidos nesse caso? Pois, se a verdade estava no abuso cometido, as meninas se beneficiariam de uma conclusão e do conhecimento de que o culpado pagaria por seu crime. Mas se por outro lado o homem fosse inocente então a verdade deveria ser sabida para que ele fosse liberto da acusação.    ---   SE A VERDADE E TÃO IMPORTANTE EM UM CASO COMO ESTE, NÃO DEVERIA ELA SER IGUALMENTE OU ATÉ DE MAIOR VALOR QUANDO A SUA ETERNIDADE PENDE NA BALANÇA???   

Meus amigos, A VERDADE é absoluta. Ela é imutável. E ela pode ser conhecida.

Como pode você responder aos que proferem que “Não há verdade absoluta?” Simplesmente lhes perguntem se “Ė absolutamente verdade que não há verdade absoluta? Você vê, porque se realmente não há verdade absoluta, a declaração deles é falsa por sua própria afirmação. E se não é verdadeira, então é falsa. Você não pode negar a existência da verdade sem afirmá-la. A declaração falha o seu próprio requerimento. Alegando ser a verdade absoluta a declaração diz que não há verdade absoluta.

Eu quero dizer mais algumas coisas sobre a VERDADE antes de me aprofundar no que diz a Bíblia sobre isto.

A verdade é descoberta, não é inventada. Ela existe independentemente do conhecimento de alguém sobre a mesma.

A verdade não muda embora nossa crença sobre a verdade mude. Quando começamos a crer que a terra era redonda ao invés de plana, a verdade sobre a terra não mudou.

A verdade não é afetada pela atitude daquele que a professa.

A verdade não depende dos nossos sentimentos ou preferências, algo é verdade, quer nos gostemos ou não.

Todas as verdades são verdades absolutas! E todas as reivindicações de verdade são estreitas e exclusivas.

Crenças contrárias são possíveis, mas verdades contrárias não são possíveis. Deus existe! E Deus não existe! Alguns crêem que Deus existe, outros não. Mas a VERDADE só pode ser uma. Uma mulher não pode estar e não estar grávida ao mesmo tempo. Ou Jesus é quem Ele disse ser - completamente Deus e completamente homem, ou Ele é o anjo Miguel como dizem as Testemunhas de Jeová, ou um outro deus como dizem os Mormons, ou apenas um profeta como diz o Islamismo. Todas essas crenças não podem ser VERDADEIRAS, porque elas se contradizem. A verdade? Jesus é Deus que se fez carne e habitou entre nós. 

Podemos acreditar que tudo é verdade, mas não podemos fazer tudo ser verdade. Crença não pode alterar um fato, não importa quão sinceramente ela é acreditada.                                   


0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home