Thursday, September 30, 2010

O Que é o Homem? (parte 1)

Salmos 8:4 que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?”

Jo 7:17 “Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas sobre ele o teu pensamento,”

O Que é o Homem?  

O fracasso em identificar-se, saber o que é a existência humana autêntica, leva-o a assumir uma identidade falsa, para fingir ser o que ele é incapaz de ser ou deixar de aceitar o que está na raiz do seu ser. A ignorância sobre o homem não é a falta de conhecimento, mas o conhecimento falso. " Abraham Joshua Heschel, Quem é o Homem?

Eu tropecei no parágrafo deste livro e creio ele estar bem em linha com o assunto do nosso estudo de hoje. O que diz a Bíblia sobre o Homem!

Quem é esta criatura em quem o fracasso em identificar-se leva-o a assumir uma falsa identidade? Para fingir ser o que ele nao é capaz de ser [justo, reto], ou deixar de aceitar o que está na raiz do seu ser [culpado pecador].

De onde veio o homem? Qual a sua origem? Tem ele algum propósito? É ele especial? Esta ele acima de outras criaturas?

O sr. Heschel faz um ponto importante. A resposta correta a pergunta “O que é o homem? É de máximo valor porque quem quer assumir uma identidade falsa!

Jonathan Edwards disse: “De todos os tipos de conhecimentos que se possa obter, o conhecimento de Deus, e o conhecimento de nós mesmos, são os mais importantes.”

Carl Sagan no início de seu programa de tv chamado Cosmos diz que o homem é feito de coisas das estrelas, porque sua crença é de que “o cosmos é tudo que é, ou foi, ou sempre será.” Portanto, o sr. Sagan, como muitos outros buscam o significado do ser humano na única coisa que eles crêem ser real, que é a criação. E sim, respostas corretas podem ser encontradas na criação desde que a busca siga a verdade até onde ela o levar. Ou seja a uma lógica conclusão do que é real e verdadeiro. Mas a maior parte dos cientistas não querendo encarar o fato de que existe um ser, sobrenatural, que criou tudo do nada, a quem eles devem se baixar e dar conta de suas vidas; preferem viver enganos sobre suas próprias origens e crêem em coisas ainda mais fantásticas do que um Criador.

E dizem que o homem é apenas matéria, que evoluiu de uma célula de ameba que é o que a TEORIA da evolução prega. É isto o que realmente somos, primatas? Somos apenas mais um animal, com capacidade de raciocínio?

Digamos que você inventasse uma máquina, mas que você desaparecesse antes de poder mostrar como ela funciona para alguém, e também não houvesse deixado nenhuma direção, nenhuma instrução ou manual. Como saber como funciona, ou para que serve? Qual o seu propósito? Ora, sem nenhuma instrução sua, como criador, o melhor que se poderia fazer é tentar descobrir o que é, para que serve e como funciona em se fazendo pressupostos. Mas se estes não são baseados em fatos reais, e lógicos, então o que quer que descobrissemos sobre essa máquina e sua função poderia ser errado.

Isto é o que o homem tem tentado fazer em relação a si mesmo, mas eles estão buscando respostas para estas perguntas filosóficas sobre a razão e o propósito de suas vidas na natureza, na ciência, e estas coisas são também criação. Elas também foram criadas. Para se encontrar a resposta correta para tão importante pergunta, o que é o homem? Devemos indagar ao Criador. Devemos buscar as respostas naquele que nos criou.

Na semana passada nós vimos que vivemos em meio a uma batalha cósmica entre a VERDADE de Deus e as mentiras e enganos do diabo. Também vimos como o homem responde a VERDADE de Deus, a Sua existência e a realidade de que toda VERDADE procede fundamentalmente dEle.

Romanos 1:18-23 “Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.” Vs 25 “pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram ã criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.

O homem detem a verdade, e a troca por mentiras. Nao é exatamente o que vemos. O homem prefere crer em qualquer mentira sobre eles mesmos a ter que encarar o Criador, o Deus santo e poderoso para quem eles tem que dar conta de suas vidas, e de quem eles devem seguir as regras para viver. Portanto as filosofias humanas como o humanismo, o secularism, e todos os ismos basicamente se encaixam dentro do Ateismo – que é a crenca de que Deus não existe.

Em um estudo recente que eu fiz do R. C. Sproul sobre o assunto intitulado “Questões Finais
Ele aborda que só há duas visões de mundo principais: Teismo e Ateismo.

“visão de mundo ou cosmovisão” = um conjunto de valores comuns, idéias e imagens sobre a natureza da realidade. E sr. Sproul disse que vivemos em um mundo confuso, onde há ideias múltiplas e contraditórias, e que nenhum de nós temos um ponto de vista, uma cosmovisão perfeita, e consistente; ou seja, um sistema coerente de olhar e interpretar a vida. Por causa da falta de conhecimento, especialmente conhecimento de Deus e Sua Palavra, nós vivemos tomando emprestado de outras cosmovisões.  Toda idéia que temos é de alguma forma relacionados com, informada por uma posição definitiva que se resume a “Deus existe”, ou “Deus não existe.”

Ele continua dizendo que,  uma pessoa cujas idéias são informadas pela realidade de que Deus existe, que Ele é real; uma pessoa que acredita na existência de Deus terá suas idéias informadas por este fato e ele vai pensar teocêntricamente. Porque Deus vai estar no centro de tudo o que ele avalia e analisa.

Não é o caso daqueles que negam a existência de Deus, esse tipo de pessoa vai pensar antropocêntricamente, isto é, o homem é o centro de tudo o que ele avalia e analisa.
Em uma pesquisa feita com estudantes universitários, onde lhes foram perguntados “se Deus não existe, então o que?”

Eis aqui as respostas de alguns deles.

Se Deus não existe, então tudo seria permitido porque não haveria orientações por onde comecar.”

Pessoas que não acreditam em Deus provavelmente terão seu sentido de certo e errado a partir de situações culturais somente; ou seja, através da forma como a sociedade vê as coisas, se a sociedade diz que é errado matar alguém, então talvez eles sintam assim porque a sociedade assim o diz!”

Dostoievsky disse que - "Se Deus não existe tudo é permitido."

Assassinato, estupro, mal; porque em um mundo onde não há um padrão de certo ou errado – como pode-se classificar o que é o mal, ou o que é mal? Por quais padrões é um governado? Se não existe um padrão pelo qual pode ser determinado o que é moralmente correto!

Um jogo perfeito de bolixe tem o valor de 300 pontos. Se isto não fosse determinado como poder-se-ia saber quando se haveria obtido um jogo perfeito?

Sem um padrão autoritativo firmado em um ser santo e perfeito; o poder determinará o que é certo. E quem então estiver em poder, estabelecerá o que é certo e errado. Mas, não foi isto exatamente o que fez Hitler? Matar os judeos, que eram considerados uma subclase de seres humanos; pois foi o que o seu pensamento determinou ser correto pois houvera sido informado pela teoria da evolução, onde vemos que o ser humano não é nada especial, mas apenas um animal mais evoluido, e que chegamos até aqui por causa da sobrevivência do mais apto. Então que o mais apto, o mais forte, sobreviva.

Vejamos algumas implicações de onde pode levar o que a filosofia naturarlista apregoa. Esta coisas foram ditar por homens estudados e acadêmicos.

Doutor William Provine disse “que não há deuses ou forças intencionais, que não há nenhuma base para ética, que não há livre-arbítrio, não há vida após a morte, não há nenhum sentido principal na vida.” Em um debate na Universidade de Stanford com Phillip Johnson.

Este é otimo! Claro que estou sendo sarcástica. “Um rato é um porco é um cachorro é um menino. - Ingrid Newkirk, presidente do Pessoas para o Tratamento Ético de Animais. Note o autor não faz distinção nenhuma de rato, pra porco, pra cachorro, pra menino. Todos são a mesma coisa.

Pentti Linkola – ativista do Partido Verde da Finlândia. “chega ao absurdo de dizer que ele tem mais simpatia para espécies ameaçadas de insetos do que para com as crianças morrendo de fome na África.” Citado no A Nova Tolerância.

Bom, mas eu não estou aqui hoje para discutir quais as implicações de uma visão de mundo onde Deus não existe. O que falei foi apenas para dar uma ilustração de que saber a VERDADE de quem somos, como viemos a existir, para que existimos, qual é o nosso destino; é de grande importância.

Sou, porém, extremamente confiante de que Deus existe e que Ele se revelou na natureza, em tudo o que Ele criou, como diz Romanos 1; e mais importante ainda, que Ele se revelou em Jesus Cristo. “O verbo, que desde o início, estava com Deus e era Deus, que se fez carne e habitou entre nós”. E eu também sou confiante de que Ele se revelou de forma escrita através da inspiração de alguns homens, que Ele escolheu para colocar em preto e branco Sua Palavra, numa coleção de livros - 66 no total, com cerca de 40 autores diferentes, de diferentes estilos de vida, em pelo menos três línguas diferentes, e em diferentes países, durante um período de pelo menos 1.500 anos, em uma coletânia que se lê como um único livro de capa a capa. Isso em si é um milagre.

E que Ele fez isto para que pudessemos chegar ao conhecimento dEle de forma mais profunda e íntima. Este é o nosso manual, onde podemos encontrar instruçõoes, direções para nossas vidas, o sentido e o significado dela, o porque das coisas serem como são e do que temos vivido, e o que nós necessitamos para sairmos deste marasmo. A Bíblia deve ser a nossa única fonte de regra e prática de fé. Ela é a Palavra de Deus.

Lembram-se quando na semana passada falei da batalha cósmica na qual nos encontramos – das VERDADES de Deus versus as mentiras e enganos do diabo; e acrscento aqui de homens perversos, que abafam a verdade em iniquidade, e de falsas e vãs filosofias. 

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home