Resposta a Um Texto Recebido - "Lucidez de um Pastor (Simplesmente Espetacular!!!...)"
Há um grande perigo no universalismo que o posicionamento do pastor no texto abaixo pode inspirar. Especialmente no uso de suas palavras que não propriamente contextualizadas e definidas podem levar leitores a crerem nessa "espiritualidade" (generalizada), inclusivista que aceita dogmas e praticas que são contrarias a Palavra de Deus.
Há bons ensinamentos em todas as religiões. Mas pela lógica, a partir do momento em que contradizem-se em seus dogmas, e ensinamentos elas são sim distintas, e até mesmo exclusivistas. E assim sendo não podem ocupar o mesmo lugar. Todas podem ser falsas. Mas todas não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo e no mesmo sentido. Quando em seus dogmas e ensinamentos elas se opõem uma a outra, por eliminação, uma é verdadeira e a outra, por conseguinte, falsa.
Vou explicar. Dentro das várias religiões há duas (ou dependendo da classificação do que é religião, três) diferentes crenças. Há religiões que ensinam que existem vários deuses como o Hinduismo, e animismo de várias religiões menos conhecidas. Há religiões que não crêem em um deus, o budismo não prega nenhum deus "per se" (em si própria) mas que devemos nos esvaziar de nós mesmos para chegarmos a uma unidade com o universo, também bastante comum ao espiritualismo da Nova Era. Os humanistas, ateus, não crêem em nenhum deus (incluo-os por que têm também seus dogmas, e convicções que por vezes até superam as de "crentes" (aqui usado generelizadamente pertinente a prática de alguma crença).
Mas há as três religiões onde existe um deus único (assim classifico em letra minúscula pois apesar de se parecerem não são o mesmo deus, mas distintos também entre si). O Judaismo, o Cristianismo e o Islamismo. Os Judeus crêem em um Deus único, mas nao crêem que Jesus Cristo é Deus. Os Mulsumanos crêem em um deus único, mas não triuno - Pai, Filho e Espirito Santo. O que é o que o Cristianismo ensina. Já nesta curta e pequena análise vemos que independente dos bons ensinamentos contidos e nos dogmas das diversas religiões elas se opõem nos pormenores, mas são justamente eles que fazem a grande diferença. E assim sendo não são todas válidas, não mesmo; apesar dos bons ensinamentos contidos. Todas podem ser falsas, mas só uma pode ser VERDADEIRA. E o que Jesus Cristo falou em João 14:6 definitivamente separa o Cristianismo de todas as outras “religiões”: “EU sou o Caminho, e a VERDADE, e a vida...” Esta afirmação ou é falsa ou verdadeira. É o que deve ser avaliado por todo aquele que quer a verdade.
Acredito que um ato generoso, que traria alegria aos corações das ditas crianças, deveria sim ser executado por cristãos convictos de sua fé, que se baseam na Palavra de Deus; realmente "novos nascidos", remidos e transformados pelo Espírito Santo de Deus, pois pelo menos seria uma oportunidade para a VERDADE do evangelho ser propagada, em um local onde a mentira de satanás é disseminada.
Mas discordo do posicionamento "espiritual" do pastor. Palavras muito bonitas mas que requerem grande discernimento. Por exemplo, em seu colocamento nesta passagem:
"Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade (melhor posicionamento seria "você está se portando como Cristo nos ensina a agir"; dentro destes valores de reconciliação, perdão, etc... - até daria o exemplo de que Ele ia e congregava com publicanos e prostitutas), comum a todas as tradições religiosas (aqui ele está claramente pondo todas as religiões no mesmo escalão - e isto é engano, e dos mais perigosos. Somos advertidos quanto ao ecumenismo e a criação de uma religião global, e este agrupamento vai levar a isto, mas esta será a "religião" do anti-cristo). E quando você está com o coração cheio de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz." (O coração do verdadeiro cristão deve estar cheio de Cristo, coisa que levará o verdadeiro cristão a promoção da justiça e da paz, entre outras coisas).
Tatiana M Netto
Aqui vou postar o texto ao qual estou dando a resposta acima.
Lucidez de um Pastor (Simplesmente Espetacular!!!...)
|

0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home