O Que é o Homem? (parte 3)
O homem foi criado perfeito, puro, sem o conhecimento do bem e do mal. Mas porque já existia o mal causado pelo diabo que pensara em tomar o lugar de Deus, e porque o homem tinha o livre arbítrio e a capacidade de escolher, Deus tinha que lhe dar a oportunidade para fazer a escolha.
Se você conhece a história, o homem escolheu mal. Ele escolheu desobedecer a Deus. E porque Deus lhe tinha dito que a conseqüência seria a morte, o homem naquele momento morreu espiritualmente. E ele passou de um estado de pureza para um de homem caído. A graça de Deus foi removida dele, porque Deus não pode conviver com o pecado. E, assim,
Romanos 5:12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.”
Assim, o homem passou de inocência, como ele fora criado por Deus, para um estado de caído. E agora o homem se tornou mal, perverso, injusto, rebelde, filho do diabo, aborrecedor de Deus, morto, cego, surdo, perdido. São alguns dos adjetivos usados para o homem neste estado, no caso todos os que são nascidos da carne. Ou seja os que são filhos de seus pais e mães.
Genesis 6:5 “Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.”
Se o homem morre neste estado, neste modo, em sua natureza pecaminosa, ao homem será dado o que ele merece. A morte não tem consideração pelas pessoas, velhos, jovens, grandes, pequenos, ricos, pobres; a morte vem para todos. E a Bíblia é muito clara sobre o que vem depois disso. O Julgamento.
Hebreus 9:27 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,”
Atos 17:31 “porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-O dentre os mortos.”
2 Timóteo 4:1 “Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;”
João 3:18 “Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”
A verdade sobre o homem caído, segundo a Bíblia.
Salmos 51:5 “Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.”
Provérbios 16:2 “Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos.” Proverbios 21:2 “Todo caminho do homem é reto aos seus olhos; mas o Senhor pesa os corações.” A seus próprios olhos o homem se acha bom. Uma boa pessoa.
Eclesiastes 7:20 “Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.”
Mateus 15:19 “Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”
Eu mencionei na semana passada e também mencionei acima que os homens estão mortos segundo a Bíbia, mortos espiritualmente.
Efésios 2:1-3 “Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.”
Por isso diz Jesus a Nicodemos que ele “deve ser nascido de novo” para entrar no céu.
João 3:3 “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
Porque se ele morre em seus pecados lhe sera dado o merecido castigo.
João 8:21 “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu me retiro; buscar-me- eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir.”
1 Coríntios 6:9-10 “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”
Gálatas 5:19-21 “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”
Efésios 5:5 “Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”
Apocalipse 20:15 “E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.”
Existe um terceiro estado em que o homem pode entrar. O estado de ser resgatado. Por isso Jesus veio ao mundo para "buscar e salvar o que está perdido" [Lucas 19:10].Para dar vida eterna ["Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Joao 3:16]
2 Coríntios 5:21 “Âquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” Provérbios 11:4 “De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte.”
Romanos 5:18-19 “Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.”
Mateus 20:28 “assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”
Colosenses 2:13 “e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos;”
1 Pedro 1:18-19 “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,”
Este homem redimido agora é uma nova criatura, que foi lavado de seus pecados, ele recebeu o perdão por eles, e ele foi creditado com a justiça de Jesus Cristo. Esta nova criatura foi justificada, e seu espírito foi reavivado, e a ele foi dada uma medida de fé para crer em Cristo, e um novo coração lhe foi dado, e a sua mente foi transformada, e os pecados que ele amava agora ele odeia. E seu desejo é para Deus e para as coisas de Deus. E ele foi adotado como filho na família de Deus, não mais apenas é uma simples criatura, mas agora um filho / filha.
2 Coríntios 5:17 “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
1 Coríntios 6:11 “E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.”
Romanos 12:3b “...conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.”
Ezequiel 36: 25-27 “Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei. Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.”
O homem, neste novo estado, recebe nomes como: redimido, santos, sacerdotes, separados, povo de Deus, nação santa, filhos de Deus, amados, nascidos de cima ...
A partir deste estado redimido, no momento da morte, o homem vai para um novo estado, um estado glorificado.
1 Coríntios 15:42-44 “Assim também é a ressurreição, é ressuscitado em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, é ressuscitado em glória. Semeia-se em fraqueza, é ressuscitado em poder. Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual.”
Em resumo, aqui está uma visão Bíblica do homem:
Em sua essência – o homem é feito a imagem e semelhança de Deus; com um corpo, alma e espírito.
Em seu estado moral – caido, em estado de rebeldia contra Deus, julgado culpado, e com pena de uma eternidade no inferno, aguardando o dia do juizo final.
Em sua necessidade – o homem necessita de salvação por causa de seus pecados. E isto só é encontrada em Jesus Cristo, que sendo Deus, desceu a terra e se fez homem, sendo completamente Deus e homem, viveu uma vida perfeita, em tudo obedeceu a Deus, nunca pecou, morreu na cruz para pagar por seus pecados e assim satisfazer a justiça de Deus, ao beber do copo da ira de Deus que estava destinado para você, porque o salário do pecado é a morte; mas porque o Seu pagamento [Jesus] foi suficiente para Deus, Ele foi ressuscitado ao terceiro dia e todo dominio e poder lhe foi dado aqui na terra e no céu. E não há outro nome abaixo do céu pelo qual voce possa ser salvo.
Atos 4:12 “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.”
Que possa ser esta a sua oração hoje.
Salmos 119:25 “A minha alma apega-se ao pó; vivifica-me segundo a Tua palavra.” 119:41 “Venha também sobre mim a Tua benignidade, ó Senhor, e a Tua salvação, segundo a Tua palavra.” 119:73 “As Tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me entendimento para que aprenda os Teus mandamentos.” 119:81 “Desfalece a minha alma, aguardando a Tua salvação; espero na Tua palavra.” Que possa ser este o clamor do seu coração hoje, para que haja salvação!

0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home