Saturday, December 17, 2005

Achando Favor

"No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia,a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.
O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!"
Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.
Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!
Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.
Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,e ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó; seu Reino jamais terá fim".
Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso, se sou virgem?"
O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que nascer será chamado santo, Filho de Deus.*
Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação.
Pois nada é impossível para Deus".
Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou."
Lc. 1. 26-38

Porque Deus escolhera Maria entre tantas outras? Havia porventura algo nela que as outras não tinham? Gabriel a saúda da seguinte forma: agraciada, que é também traduzido como favorecida.

Nós sabemos que Deus é soberano, e assim portanto também é a Sua graça, e o Seu favor é imerecido. Sabemos também que a Sua vontade é também soberana, não é manipulada por obras ou qualquer outra coisa que provenha de nós, no que diz respeito a nossa salvação; tampouco foi Maria a única a ser agraciada ou favorecida por Ele, Neemias achou favor em Deus para voltar para Jerusalém, assim como muitos outros no A. T.

Mas o fato é que: em Maria foi achado favor por parte de Deus. Maria sendo israelita, com certeza conhecia bem o Deus de Israel. Vejamos então alguns pontos de seu caráter:

1. Pureza – Maria era virgem. Numa época e cultura onde havia muita corrupção moral e política, Maria se manteve pura. 2 Tm 2.21 “Portanto, quem se mantiver afastado do mal será como esses objectos de uso especial; será assim um elemento santo, digno de ser usado pelo Senhor, apto para toda a boa obra.” Pureza nos posiciona para sermos abençoados por Deus.

2. Submissão à autoridade – veja a sua resposta à Gabriel: “Sou serva do Senhor” – Ela estava disposta a se submeter à autoridade, não apenas a de Deus, mas também de seu esposo José. Ela poderia ter dito ”ele não esta apto para ser o líder espiritual dessa família.” Afinal de contas ele não acreditou no que ela lhe havia dito, de como ela se encontrava grávida, e até pensou em divorciar-se dela. Ao contrario, ela esperou que Deus mudasse o coração dele – o que aconselha o apóstolo Pedro às esposas de maridos incrédulos (1 Pe. 3. 1-6).

Continuação no próximo.

Fazer = ser religioso?

"Quanto menos a gente "fizer", menos religioso seremos....
Mas nao significa que nao se deve fazer nada....
Mas quanto menos a gente fizer por nossa propria conta. sem levar em conta a vontade de Deus....
Porque tem o pecado da OMISSAO, que eh nao fazer o que Deus manda
e tem o pecado da "ABELHUDISSE", ou seja fazer o que Deus nao mandou...."
Cosmovisao deu essa resposta em um dos blogs.

Há coisas que podemos fazer sem levar em conta a vontade de Deus? Por exemplo, que roupa devo vestir para ir para o trabalho amanhã, desde que seja composta e não sexy? E como fica isso se só tenho uma apropriada? Ou que pasta de dentes devo usar? Ou se tomo café ou chá para o cafe da manhã. Tudo isso esta incluido no fazer, ou não??? Okay essas tarefas estão centradas em mim... Já sei, Levo para uma colega de trabalho uma bíblia NIV, ou NASB?

Sei que devemos buscar a vontade de Deus para as nossas vidas, porque está escrito “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazer boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” Ef. 2.10

... para fazer + boas obras < porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus...

Criação de Deus realizada em Cristo Jesus = Nova Criatura.

Boas obras – que foram preparadas de antemão para que nós as praticássemos.

Praticássemos = fazer (boas obras)

Somos religiosos se praticamos (fazemos) a vontade de Deus, sabendo que a maioria delas são Seus mandamentos contidos na bíblia sagrada, mas também levando-se em conta um relacionamento íntimo com Ele, onde podemos ouvir mandamentos específicos, como o de “segue essa menina e fala com ela.” (longa estoria, conto outro dia)?

Eu penso ser muito dificil o “não fazer” uma vez que ao agirmos qualquer seja a forma, já fizemos... a questão seria então, o motivo pelo qual fizemos...

Se Deus diz “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber.” Rm. 12.20 e faço isso, mesmo achando que o que ele merecia era um peteleco no nariz, estou sendo religiosa? Okay faço-o por amor à Deus, porque Deus disse que aquele que me ama me obedece? ...isto é religiosidade? Ou faço-o porque também Deus me manda amar meus inimigos...

Eis o que já aconteceu comigo... Fiz uma boa obra por pura obediência a Deus, mas não a fiz segundo Col. 2.23 - “Tudo que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,”, houve nesse ato uma medida de religiosidade?

É como eu já disse antes, só Deus e eu podemos determinar se um ato feito foi religioso, ou não, alias, Ele mais do que eu. O que eu tenho que fazer é estar sempre questionando meus planos, desejos, vontades e estar buscando primeiro os planos, desejos, e vontades de Deus. De uma coisa tenho certeza, o Amor é a base fundamental. E quando ajo antes de consultá-lo, questiono meu motivo, se vejo nele gloria própria, então sei que tenho que me arrepender, pedir perdão, e seguir em frente.