Achando Favor
"No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia,a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.
O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!"
Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.
Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!
Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.
Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,e ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó; seu Reino jamais terá fim".
Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso, se sou virgem?"
O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que nascer será chamado santo, Filho de Deus.*
Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação.
Pois nada é impossível para Deus".
Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou." Lc. 1. 26-38
Porque Deus escolhera Maria entre tantas outras? Havia porventura algo nela que as outras não tinham? Gabriel a saúda da seguinte forma: agraciada, que é também traduzido como favorecida.
Nós sabemos que Deus é soberano, e assim portanto também é a Sua graça, e o Seu favor é imerecido. Sabemos também que a Sua vontade é também soberana, não é manipulada por obras ou qualquer outra coisa que provenha de nós, no que diz respeito a nossa salvação; tampouco foi Maria a única a ser agraciada ou favorecida por Ele, Neemias achou favor em Deus para voltar para Jerusalém, assim como muitos outros no A. T.
Mas o fato é que: em Maria foi achado favor por parte de Deus. Maria sendo israelita, com certeza conhecia bem o Deus de Israel. Vejamos então alguns pontos de seu caráter:
1. Pureza – Maria era virgem. Numa época e cultura onde havia muita corrupção moral e política, Maria se manteve pura. 2 Tm 2.21 “Portanto, quem se mantiver afastado do mal será como esses objectos de uso especial; será assim um elemento santo, digno de ser usado pelo Senhor, apto para toda a boa obra.” Pureza nos posiciona para sermos abençoados por Deus.
2. Submissão à autoridade – veja a sua resposta à Gabriel: “Sou serva do Senhor” – Ela estava disposta a se submeter à autoridade, não apenas a de Deus, mas também de seu esposo José. Ela poderia ter dito ”ele não esta apto para ser o líder espiritual dessa família.” Afinal de contas ele não acreditou no que ela lhe havia dito, de como ela se encontrava grávida, e até pensou em divorciar-se dela. Ao contrario, ela esperou que Deus mudasse o coração dele – o que aconselha o apóstolo Pedro às esposas de maridos incrédulos (1 Pe. 3. 1-6).
Continuação no próximo.
