Thursday, September 30, 2010

O Que é o Homem? (parte 3)

O homem foi criado perfeito, puro, sem o conhecimento do bem e do mal. Mas porque já existia o mal causado pelo diabo que pensara em tomar o lugar de Deus, e porque o homem tinha o livre arbítrio e a capacidade de escolher, Deus tinha que lhe dar a oportunidade para fazer a escolha.

Se você conhece a história, o homem escolheu mal. Ele escolheu desobedecer a Deus. E porque Deus lhe tinha dito que a conseqüência seria a morte, o homem naquele momento morreu espiritualmente. E ele passou de um estado de pureza para um de homem caído. A graça de Deus foi removida dele, porque Deus não pode conviver com o pecado. E, assim,

Romanos 5:12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.”

Assim, o homem passou de inocência, como ele fora criado por Deus, para um estado de caído. E agora o homem se tornou mal, perverso, injusto, rebelde, filho do diabo, aborrecedor de Deus, morto, cego, surdo, perdido. São alguns dos adjetivos usados para o homem neste estado, no caso todos os que são nascidos da carne. Ou seja os que são filhos de seus pais e mães.

Genesis 6:5 “Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.”

Se o homem morre neste estado, neste modo, em sua natureza pecaminosa, ao homem será dado o que ele merece. A morte não tem consideração pelas pessoas, velhos, jovens, grandes, pequenos, ricos, pobres; a morte vem para todos. E a Bíblia é muito clara sobre o que vem depois disso. O Julgamento.

Hebreus 9:27 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,”

Atos 17:31 “porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-O dentre os mortos.”

2 Timóteo 4:1 “Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;”

João 3:18 “Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”

A verdade sobre o homem caído, segundo a Bíblia.

Salmos 14:1-3 “Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Os homens têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras; não há quem faça o bem. O Senhor olhou do céu para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento, que buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.”

Salmos 51:5 “Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.”
Provérbios 16:2 “Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos.” Proverbios 21:2 “Todo caminho do homem é reto aos seus olhos; mas o Senhor pesa os corações.”  A seus próprios olhos o homem se acha bom. Uma boa pessoa.

Eclesiastes 7:20 “Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.” 

Mateus 15:19 “Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”

Eu mencionei na semana passada e também mencionei acima que os homens estão mortos segundo a Bíbia, mortos espiritualmente.

Efésios 2:1-3 “Ele vos vivificouestando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.”

Por isso diz Jesus a Nicodemos que ele “deve ser nascido de novo” para entrar no céu.
João 3:3 “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”  

Porque se ele morre em seus pecados lhe sera dado o merecido castigo.
João 8:21 “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu me retiro; buscar-me- eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir.”

1 Coríntios 6:9-10 “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”

Gálatas 5:19-21 “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidosas invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”

Efésios 5:5 “Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”

Apocalipse 20:15 “E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.”

Existe um terceiro estado em que o homem pode entrar. O estado de ser resgatado. Por isso Jesus veio ao mundo para "buscar e salvar o que está perdido" [Lucas 19:10].Para dar vida eterna ["Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Joao 3:16]

2 Coríntios 5:21 “Âquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”  Provérbios 11:4 “De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte.”

Romanos 5:18-19 “Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.”

Mateus 20:28 “assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”

Colosenses 2:13 “e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos;”

1 Pedro 1:18-19 “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,”

Este homem redimido agora é uma nova criatura, que foi lavado de seus pecados, ele recebeu o perdão por eles, e ele foi creditado com a justiça de Jesus Cristo. Esta nova criatura foi justificada, e seu espírito foi reavivado, e a ele foi dada uma medida de fé para crer em Cristo, e um novo coração lhe foi dado, e a sua mente foi transformada, e os pecados que ele amava agora ele odeia. E seu desejo é para Deus e para as coisas de Deus. E ele foi adotado como filho na família de Deus, não mais apenas é uma simples criatura, mas agora um filho / filha.

2 Coríntios 5:17 “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

1 Coríntios 6:11 “E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.”

Romanos 12:3b “...conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.”

Ezequiel 36: 25-27 “Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei. Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carneAinda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.”

O homem, neste novo estado, recebe nomes como: redimido, santos, sacerdotes, separados, povo de Deus, nação santa, filhos de Deus, amados, nascidos de cima ...

A partir deste estado redimido, no momento da morte, o homem vai para um novo estado, um estado glorificado.

1 Coríntios 15:42-44 “Assim também é a ressurreição, é ressuscitado em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, é ressuscitado em glória. Semeia-se em fraqueza, é ressuscitado em poder. Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual.”

Em resumo, aqui está uma visão Bíblica do homem:

Em sua essência – o homem é feito a imagem e semelhança de Deus; com um corpo, alma e espírito.

Em seu estado moral – caido, em estado de rebeldia contra Deus, julgado culpado, e com pena de uma eternidade no inferno, aguardando o dia do juizo final.  

Em sua necessidade – o homem necessita de salvação por causa de seus pecados. E isto só é encontrada em Jesus Cristo, que sendo Deus, desceu a terra e se fez homem, sendo completamente Deus e homem, viveu uma vida perfeita, em tudo obedeceu a Deus, nunca pecou, morreu na cruz para pagar por seus pecados e assim satisfazer a justiça de Deus, ao beber do copo da ira de Deus que estava destinado para você, porque o salário do pecado é a morte; mas porque o Seu pagamento [Jesus] foi suficiente para Deus, Ele foi ressuscitado ao terceiro dia e todo dominio e poder lhe foi dado aqui na terra e no céu. E não há outro nome abaixo do céu pelo qual voce possa ser salvo.

Atos 4:12 “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.”

Que possa ser esta a sua oração hoje.
Salmos 119:25 “A minha alma apega-se ao pó; vivifica-me segundo a Tua palavra.” 119:41 “Venha também sobre mim a Tua benignidade, ó Senhor, e a Tua salvação, segundo a Tua palavra.” 119:73 “As Tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me entendimento para que aprenda os Teus mandamentos.” 119:81 “Desfalece a minha alma, aguardando a Tua salvação; espero na Tua palavra.”  Que possa ser este o clamor do seu coração hoje, para que haja salvação!

O Que é o Homem? (parte 2)

Por Deus, os homens foram criados à sua imagem e semelhança. E apesar de caídos, os homens ainda têm essa marca de Deus, do Criador neles, embora distorcida.

As mentiras; -  o homem é um produto da evolução, um produto de uma sopa primordial, como se diz em inglês,  de onde surge uma célula simples que gradualmente em milhares e milhares de anos, se transforma em animais mais evoluidos, até chegar onde estamos agora. Nada mais do que um animal evoluído que é racional, ao contrário de outros. Desprovidos de valor ou propósito. Nascemos, vivemos, morremos e pronto. Mas que apesar disso tudo somos homens e nos achamos merecedores de boas coisas e somos basicamente bons. Em resumo.

Vejamos então, o que diz a Bíblia a respeito de quem é o homem. Há varios aspectos sobre o homem que a Bíblia cobre, mas vamos nos focar no homem como criatura de Deus.

Genesis 1:26ª-27 “E disse Deus: Façamos o homem ã nossa imagem, conforme a nossa semelhança; … Criou, pois, Deus o homem ã sua imagem; ã imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Deus diz que fomos criados por ele. Mas Deus criou tudo, então nós somos apenas uma das, entre um grande número de suas criações, certo? Não somos nada de mais! Ah, não! De todas as coisas que Deus criou, fomos criados à Sua imagem e semelhança. Nenhum mamífero, nenhum primata, nenhum outro animal, nenhuma uma outra coisa viva, recebeu o carimbo de "imagem e semelhança" de Deus. Mas o homem foi criado à Sua imagem e semelhança. 

Ao longo dos anos têm havido muitas discussões sobre o que isso significa exatamente. Aqui é a minha opinião sobre o que eu vejo através das Escrituras. Deus é Espírito, por isso, também temos um espírito, Deus é eterno, nós também somos eternos, embora não no mesmo sentido que Deus, porque Ele sempre existiu, e nos temos um ponto de partida, temos um começo para a nossa existencia, mas nós vamos viver por toda a eternidade. Deus é criativo, por isso, também fomos criados com a capacidade de criar, não só coisas, mas, outros seres humanos à nossa imagem e semelhança. Deus é amor, então nós temos a capacidade de amar, Deus é inteligente, por isso temos a capacidade de raciocinar, Deus é justo, e assim temos um senso de justiça, e assim por diante. Há atributos de Deus do qual nos compartilhamos, claro que há outros que não.

Genesis 2:7 “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.”

Esta palavra sopro significa que essa vida foi transmitida aos seres humanos apenas, e não para os animais. No comentário da Bíblia Net diz que "a tudo o que é dado esse fôlego de vida torna-se animado com a vida de Deus, tem entendimento espiritual [“Há, porém, um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido. Jó 32:8], e tem uma consciência [“A consciência do homem é como que uma lâmpada para o Senhor, que ilumina e desvenda tudo o que há de mais secreto no seu íntimo.” Prov. 20:27]. Ela ocorre duas vezes no N.T. quando sopra Jesus em Seus apóstolos para dar-lhes o Espírito Santo ["E quando Ele tinha dito isto, soprou sobre eles e * disse-lhes:« Recebei o Espírito Santo." João 20:22], e quando Paulo diz  a Timóteo em 2 Tim. 3:16, que “toda a Escritura é inspirada por Deus”, a palavra usada significa "divinamente inspirada", que foi soprada por Deus. Como o sopro de vida dado ao homem Adão, e o sopro de Jesus para que o Espírito Santo estivesse nos seus discípulos.

Com isto podemos ver que a criação do homem é uma coisa aparte dos outros seres viventes. E por isso somos especiais para Deus. Tanto que alguns homens entenderam isto e temos o que eles questionaram:

Salmos 8:4 que é o homem, para que Te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?”

Jó 7:17 “Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas sobre ele o Teu pensamento,”

E novamente o rei Davi diz: “Eu Te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” Salmos 139:14 – Davi que é tido “como um homem segundo o coração de Deus.” Ele conhecia ao Senhor e o buscava, e o fazia em todo tempo.

Para com satanás e os anjos caídos Deus não teve misericórdia. Eles fizeram sua escolha de se rebelarem contra Deus e imediatamente foram julgados culpados, e apenas estão aguardando suas sentenças. E a Bíblia diz que o inferno foi criado para eles.

Mas o homem, criado a própria imagem e semelhança de Deus; peca, e seu pecado é muito pior do que o cometido por satanás e os anjos que o seguiram; porque os dos anjos caídos, porque estes não tem corpos, coisas como imoralidade sexual, glutonaria, bebedeira, entre outros, estes não podem cometer, a menos que se apossem de um corpo. Mas o homem pode, e faz contra Deus. Contudo, mesmo assim Deus quer perdoar o homem e lhe dá uma oportunidade de redenção.

E eu faco das palavras de Jó e do rei Davi as minhas. que é o homem, para que Te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?”  “Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas sobre ele o Teu pensamento,” Eu sei quem sou, e que mesmo depois de ter sido salva ainda peco contra o meu Senhor, mesmo sem querer.
Salmos 100:3 “Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto.”



Tem mais na parte 3

O Que é o Homem? (parte 1)

Salmos 8:4 que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?”

Jo 7:17 “Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas sobre ele o teu pensamento,”

O Que é o Homem?  

O fracasso em identificar-se, saber o que é a existência humana autêntica, leva-o a assumir uma identidade falsa, para fingir ser o que ele é incapaz de ser ou deixar de aceitar o que está na raiz do seu ser. A ignorância sobre o homem não é a falta de conhecimento, mas o conhecimento falso. " Abraham Joshua Heschel, Quem é o Homem?

Eu tropecei no parágrafo deste livro e creio ele estar bem em linha com o assunto do nosso estudo de hoje. O que diz a Bíblia sobre o Homem!

Quem é esta criatura em quem o fracasso em identificar-se leva-o a assumir uma falsa identidade? Para fingir ser o que ele nao é capaz de ser [justo, reto], ou deixar de aceitar o que está na raiz do seu ser [culpado pecador].

De onde veio o homem? Qual a sua origem? Tem ele algum propósito? É ele especial? Esta ele acima de outras criaturas?

O sr. Heschel faz um ponto importante. A resposta correta a pergunta “O que é o homem? É de máximo valor porque quem quer assumir uma identidade falsa!

Jonathan Edwards disse: “De todos os tipos de conhecimentos que se possa obter, o conhecimento de Deus, e o conhecimento de nós mesmos, são os mais importantes.”

Carl Sagan no início de seu programa de tv chamado Cosmos diz que o homem é feito de coisas das estrelas, porque sua crença é de que “o cosmos é tudo que é, ou foi, ou sempre será.” Portanto, o sr. Sagan, como muitos outros buscam o significado do ser humano na única coisa que eles crêem ser real, que é a criação. E sim, respostas corretas podem ser encontradas na criação desde que a busca siga a verdade até onde ela o levar. Ou seja a uma lógica conclusão do que é real e verdadeiro. Mas a maior parte dos cientistas não querendo encarar o fato de que existe um ser, sobrenatural, que criou tudo do nada, a quem eles devem se baixar e dar conta de suas vidas; preferem viver enganos sobre suas próprias origens e crêem em coisas ainda mais fantásticas do que um Criador.

E dizem que o homem é apenas matéria, que evoluiu de uma célula de ameba que é o que a TEORIA da evolução prega. É isto o que realmente somos, primatas? Somos apenas mais um animal, com capacidade de raciocínio?

Digamos que você inventasse uma máquina, mas que você desaparecesse antes de poder mostrar como ela funciona para alguém, e também não houvesse deixado nenhuma direção, nenhuma instrução ou manual. Como saber como funciona, ou para que serve? Qual o seu propósito? Ora, sem nenhuma instrução sua, como criador, o melhor que se poderia fazer é tentar descobrir o que é, para que serve e como funciona em se fazendo pressupostos. Mas se estes não são baseados em fatos reais, e lógicos, então o que quer que descobrissemos sobre essa máquina e sua função poderia ser errado.

Isto é o que o homem tem tentado fazer em relação a si mesmo, mas eles estão buscando respostas para estas perguntas filosóficas sobre a razão e o propósito de suas vidas na natureza, na ciência, e estas coisas são também criação. Elas também foram criadas. Para se encontrar a resposta correta para tão importante pergunta, o que é o homem? Devemos indagar ao Criador. Devemos buscar as respostas naquele que nos criou.

Na semana passada nós vimos que vivemos em meio a uma batalha cósmica entre a VERDADE de Deus e as mentiras e enganos do diabo. Também vimos como o homem responde a VERDADE de Deus, a Sua existência e a realidade de que toda VERDADE procede fundamentalmente dEle.

Romanos 1:18-23 “Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.” Vs 25 “pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram ã criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.

O homem detem a verdade, e a troca por mentiras. Nao é exatamente o que vemos. O homem prefere crer em qualquer mentira sobre eles mesmos a ter que encarar o Criador, o Deus santo e poderoso para quem eles tem que dar conta de suas vidas, e de quem eles devem seguir as regras para viver. Portanto as filosofias humanas como o humanismo, o secularism, e todos os ismos basicamente se encaixam dentro do Ateismo – que é a crenca de que Deus não existe.

Em um estudo recente que eu fiz do R. C. Sproul sobre o assunto intitulado “Questões Finais
Ele aborda que só há duas visões de mundo principais: Teismo e Ateismo.

“visão de mundo ou cosmovisão” = um conjunto de valores comuns, idéias e imagens sobre a natureza da realidade. E sr. Sproul disse que vivemos em um mundo confuso, onde há ideias múltiplas e contraditórias, e que nenhum de nós temos um ponto de vista, uma cosmovisão perfeita, e consistente; ou seja, um sistema coerente de olhar e interpretar a vida. Por causa da falta de conhecimento, especialmente conhecimento de Deus e Sua Palavra, nós vivemos tomando emprestado de outras cosmovisões.  Toda idéia que temos é de alguma forma relacionados com, informada por uma posição definitiva que se resume a “Deus existe”, ou “Deus não existe.”

Ele continua dizendo que,  uma pessoa cujas idéias são informadas pela realidade de que Deus existe, que Ele é real; uma pessoa que acredita na existência de Deus terá suas idéias informadas por este fato e ele vai pensar teocêntricamente. Porque Deus vai estar no centro de tudo o que ele avalia e analisa.

Não é o caso daqueles que negam a existência de Deus, esse tipo de pessoa vai pensar antropocêntricamente, isto é, o homem é o centro de tudo o que ele avalia e analisa.
Em uma pesquisa feita com estudantes universitários, onde lhes foram perguntados “se Deus não existe, então o que?”

Eis aqui as respostas de alguns deles.

Se Deus não existe, então tudo seria permitido porque não haveria orientações por onde comecar.”

Pessoas que não acreditam em Deus provavelmente terão seu sentido de certo e errado a partir de situações culturais somente; ou seja, através da forma como a sociedade vê as coisas, se a sociedade diz que é errado matar alguém, então talvez eles sintam assim porque a sociedade assim o diz!”

Dostoievsky disse que - "Se Deus não existe tudo é permitido."

Assassinato, estupro, mal; porque em um mundo onde não há um padrão de certo ou errado – como pode-se classificar o que é o mal, ou o que é mal? Por quais padrões é um governado? Se não existe um padrão pelo qual pode ser determinado o que é moralmente correto!

Um jogo perfeito de bolixe tem o valor de 300 pontos. Se isto não fosse determinado como poder-se-ia saber quando se haveria obtido um jogo perfeito?

Sem um padrão autoritativo firmado em um ser santo e perfeito; o poder determinará o que é certo. E quem então estiver em poder, estabelecerá o que é certo e errado. Mas, não foi isto exatamente o que fez Hitler? Matar os judeos, que eram considerados uma subclase de seres humanos; pois foi o que o seu pensamento determinou ser correto pois houvera sido informado pela teoria da evolução, onde vemos que o ser humano não é nada especial, mas apenas um animal mais evoluido, e que chegamos até aqui por causa da sobrevivência do mais apto. Então que o mais apto, o mais forte, sobreviva.

Vejamos algumas implicações de onde pode levar o que a filosofia naturarlista apregoa. Esta coisas foram ditar por homens estudados e acadêmicos.

Doutor William Provine disse “que não há deuses ou forças intencionais, que não há nenhuma base para ética, que não há livre-arbítrio, não há vida após a morte, não há nenhum sentido principal na vida.” Em um debate na Universidade de Stanford com Phillip Johnson.

Este é otimo! Claro que estou sendo sarcástica. “Um rato é um porco é um cachorro é um menino. - Ingrid Newkirk, presidente do Pessoas para o Tratamento Ético de Animais. Note o autor não faz distinção nenhuma de rato, pra porco, pra cachorro, pra menino. Todos são a mesma coisa.

Pentti Linkola – ativista do Partido Verde da Finlândia. “chega ao absurdo de dizer que ele tem mais simpatia para espécies ameaçadas de insetos do que para com as crianças morrendo de fome na África.” Citado no A Nova Tolerância.

Bom, mas eu não estou aqui hoje para discutir quais as implicações de uma visão de mundo onde Deus não existe. O que falei foi apenas para dar uma ilustração de que saber a VERDADE de quem somos, como viemos a existir, para que existimos, qual é o nosso destino; é de grande importância.

Sou, porém, extremamente confiante de que Deus existe e que Ele se revelou na natureza, em tudo o que Ele criou, como diz Romanos 1; e mais importante ainda, que Ele se revelou em Jesus Cristo. “O verbo, que desde o início, estava com Deus e era Deus, que se fez carne e habitou entre nós”. E eu também sou confiante de que Ele se revelou de forma escrita através da inspiração de alguns homens, que Ele escolheu para colocar em preto e branco Sua Palavra, numa coleção de livros - 66 no total, com cerca de 40 autores diferentes, de diferentes estilos de vida, em pelo menos três línguas diferentes, e em diferentes países, durante um período de pelo menos 1.500 anos, em uma coletânia que se lê como um único livro de capa a capa. Isso em si é um milagre.

E que Ele fez isto para que pudessemos chegar ao conhecimento dEle de forma mais profunda e íntima. Este é o nosso manual, onde podemos encontrar instruçõoes, direções para nossas vidas, o sentido e o significado dela, o porque das coisas serem como são e do que temos vivido, e o que nós necessitamos para sairmos deste marasmo. A Bíblia deve ser a nossa única fonte de regra e prática de fé. Ela é a Palavra de Deus.

Lembram-se quando na semana passada falei da batalha cósmica na qual nos encontramos – das VERDADES de Deus versus as mentiras e enganos do diabo; e acrscento aqui de homens perversos, que abafam a verdade em iniquidade, e de falsas e vãs filosofias.