Por Que Defender o Evangelho?
"Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente; estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho;" (Filipenses 1:15-16)
Muitos Cristãos condenam hoje o uso da apologética, ou evidências de testemunho Cristão, achando que de alguma forma isso desonra a Deus ou as Escrituras por tentar defendê-los.
Mas, como indica o nosso texto, o apóstolo Paulo não concordava com isso. O evangelho precisa de defesa, e ele [Paulo] foi posto em posição para a defesa do mesmo contra os ataques de seus adversários. Ele também disse a seus discípulos que "como tenho por justo sentir isto a respeito de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós sois participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões como na defesa e confirmação do evangelho." (Filipenses 1:7).
A palavra grega traduzida como "defesa" é apologia, da qual deriva a nossa palavra Inglês "apologética". É um termo legal, ou seja, representa o caso apresentado por um advogado de defesa de um réu sob ataque por um promotor. Assim, o apóstolo está dizendo: "Estou pronto para dar uma razão para o evangelho - lógica, sistemática e científica, caso necessária a defesa do evangelho contra todos os ataques de seus adversários."
Uma vez que somos "participantes" com ele em defesa do evangelho, nós também precisam estar preparados para a sua defesa. Nós devemos estar "sempre preparados para dar uma resposta [a mesma palavra – apologia] a todo aquele que nos pede a razão da esperança que está em nos" (1 Pedro 3:15). Qualquer cristão que compartilha sua fé com os incrédulos tem encontrado muitos que não podem acreditar no plano simples de salvação até que suas perguntas sejam respondidas. Temos de estar familiarizados com as "muitas provas infalíveis " (Atos 1:3) da divindade de Cristo e Seu poder para salvar, tanto como Criador onipotente e o Salvador que levou sobre Si mesmo o pecado do mundo. Devemos examinar cuidadosamente as Escrituras diariamente, e também estudar o "testemunho" que Ele nos deu na criação (Atos 14:17) se queremos fazer isso de forma eficaz, produzindo frutos que "permaneção" (João 15:16), em vez de fruto que secou, porque não tinha raiz "(Marcos 4:6). O evangelho está sob ataque vicioso hoje, portanto, que Deus nos ajude a estar entre os seus vitoriosos defensores. HMM
Este artigo foi originalmente publicado em Junho de 2010. "Defendendo o Evangelho", Institute for Creation Research, http://www.icr.org/article/5387/ (accessed 3 de julho de 2010).
