Casamento! Uma Instituição de Deus!!!
O casamento é uma instituição de Deus; aliás a primeira que Ele mesmo criou. Lemos em Genesis, logo após o relato da criação e depois que Deus formou o homem do pó da terra e o pôs no jardim, no capítulo 2 verso 18 - Deus diz: “não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe será idônea." Ora, Adão não estava só, tinha os animais, o trabalho de cultivar o jardim, e ainda desfrutava da presença de Deus.
Mas o mistério do casamento é uma cópia da união, amor, verdade, e companherismo que há no próprio Deus, que em sendo um só, existe em três pessoas distintas, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Então criou Deus a mulher para que o homem pudesse como Ele ser uma unidade em diversidade, para a procriação da raça humana, e a familia ser uma representação da caracteristica triuna de Deus. E diz Deus no capítulo 2 verso 24 “Portanto, deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á a sua mulher, e serão uma só carne.”
O casamento deve ser para todo o sempre, “Deus detesta o divórcio” [Malaq. 2:16] porque isso quebra o quadro de Deus de união e unidade eterna que existe entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Por isso o casamento é um comprometimento, uma aliança que não deve ser quebrada.
Agora, viver com alguém não é o mesmo que estar casado com a pessoa. Se não há comprometimento e essa aliança. E isso para Deus é pecado e Ele dá dois nomes a isso, imoralidade sexual, e adultério. Por isso Deus fala bastante de Pureza Sexual e da necessidade de ser puro, santo como Ele e santo, especialmente em Seus filhos, os quais Ele adota através da salvação.
Romanos 13:13 “Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias (promiscuidade sexual e sensualidade) e dissouluções, não em contendas e inveja.”
1 Coríntios 6:9 “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” [Devassos é traduzido da mesma palavra do grego /pornia/].
1 Coríntios 6:13 “Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo." A palavra prostituição no original não tem nada a ver com pagamento recibido por favor sexual. No Grego é usada a palavra /pornia/, da qual temos a palavra pornografia. Nos “somos o templo do Espírito Santo”, isto é o nosso corpo.
1 Coríntios 6:18 “Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.“
1 Coríntios 10:8 “nem nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num so dia vinte e tres mil.” [prostituamos – a mesma palavra /pornia/].
Gálatas 5:19 “Ora, as obras da carne [da natureza pecaminosa] são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,” verso 16 “Digo, porém: anda pelo Espírito e não haveis de cumprir a cobiça da carne." Novamente a palavra no original é /pornia/ para prostituição. E impureza e lascivia tem também a ver com a nossa sexualidade.
Efesios 5:3 “Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como comvém a santos.” Vê, quando salvos por Deus somos santos a Seus olhos e os pecados, entre eles os mencionados acima, não devem fazer parte de nossas vidas nem de longe.
Colossenses 3:5 “Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais: a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria.” Exterminai – pô-las à morte. Paulo inspirado por Deus fala novamente de prostituição /pornia/ e de impureza que tem a ver com imoralidade sexual.
1 Tessalonicenses 4:3 “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição." [/pornia/].
Hebreus 13:4 “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.”
Apocalipse 21:8 “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas e aos adúlteros, e aos feitiçeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte."
Como responder a Deus em vista do Seu desejo de que sejamos puros e o leito matrimonial sem mácula. Ora aos jovens que ainda não se envolveram sexualmente com ninguém eu rogo que permanecam puros até o dia do casamento. Atentem, ou seja, prestem bem atenção e reflitam bem que essa pureza não nos é requerida por Deus somente fisicamente, mas também mentalmente e no coração. Muitos pensam que imoralidade sexual só se dá quando ha relações sexuais e tudo o mais é válido. Não para Deus, veja o que Jesus disse em Mt. 5:27 “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu o adultério."
Em Mateus, capítulo 15, versículo 19 Jesus diz: "Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfemias.
Aos demais que já pecaram nesse sentido, deve-se haver arrependimento pelo pecado, em primeiro lugar para que possa haver perdão por parte de Deus. Graças a Deus que Ele é um Deus de segundas chances. E nos perdoa nossos pecados a medida em que nos arrependemos.
Arrependimento é muito mais profundo do que se sentir culpado e pedir desculpa. A palavra no original é /metanoia/ que quer dizer uma mudança; é dela que se procede a palavra “metamorphose”, ou seja "transformação". Arrependimento é quando entendemos que o pecado é um erro, e nos voltamos contra ele em direção a Deus.
Para finalizar, gostaria de deixar um conselho, que não é meu mas está na Bíblia, e é muito importante no que diz respeito a um casamento que possa ser e existir segundo os preceitos de Deus. Aliás, da parte de Deus não é um conselho, é um mandamento.
2 Coríntios 6:14- “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o crente com o incrédulo? E que consenso tem o santuário de Deus com os ídolos?...”
Busquem em oração a Deus o seu futuro esposo/esposa. Eu peço assim a Deus, Senhor, se tiveres para mim um homem com o coração completamente voltado para Ti, de quem eu possa ser a ajudadera idônea, então traze-o para mim meu Pai. E quando há alguém interessado eu oro, Senhor se vem de Ti, que seja feita a Tua vontade, se não é, afasta, em nome de Jesus.
Observem os frutos, e não se baseiem em palavras que podem ser vãs. Verifiquem se são realmente crentes e tementes ao Senhor. Não se deixem enganar por aparências, nem pelos seus sentimentos. Um dos provérbios diz para “guardarmos nosso coração”. Eu pratico isto. Peçam a Deus discernimento e confirmação caso apareça alguma possibilidade. E busquem aconselhamento com seus pastores e anciões da igreja, principalmente os que são casados há muitos anos.
