Responder a Todo Aquele...
Em um dos meus estudos devocionais nesta manhã, meus olhos foram abertos para a seguinte passagem em 1 Pedro 3:15 “antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;”
Estai sempre – sempre – adv. de tempo. Quer dizer “em todo tempo”; “a todos os momentos” (dic. Comum) – Original “perpetuamente, incessantemente, a todo e qualquer momento.”
Preparados - habilitado, disposto, predisposto (dic c). Original “preparados, a postos [relacionado a oportunidade]
Para responder – dar uma resposta, uma explicação. [Col. 4:6 fala da mesma coisa de dar uma resposta – “A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.”] – respondemos quando somos indagados.
No original a palavra é /apologia/ uma defesa, uma explição racional.
*A todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós.*
Este foi o que me chamou a atenção desta vez.
Eu não sei você, mas não é comum em meu dia a dia, “pessoas” ou pelo menos “Aquele” umzinho, que venha a mim, me pedir a razão da esperança que há em mim. Segundo o verso, eu devo estar sempre, sempre – [ em todo o tempo ] preparada para responder…
…mas como já afirmei, não é um fato comum, diário, ter “aquele” que venha até mim me pedir a razão da esperança que há em mim… Será que não tenho buscado através da leitura/estudo/meditação em Sua Palavra estar preparada para responder???
Será que não tenho buscado ao meu Senhor diariamente por estes encontros divinos em oração???
Será que a minha vida ocupada, pelo trabalho para o sustento, e quando não estou trabalhando estou buscando conhecer mais o Senhor, em oração, em leitura, em estudo, tem tirado o foco de buscar ou mesmo estar atenta a tais oportunidades de ser “sal e luz” na terra e eu tenho deixado passar tais oportunidades???
Será que a minha vida, o meu caminhar, não está conforme o caminho do Senhor??? E não se vê em mim nenhuma diferença das pessoas do mundo???
Ou será que necessito de mais mansidão e temor para poder responder???
A Bíblia diz em 2 Cor. 13:5 “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.”
Devemos nos examinar… e é bom quando nos deparamos com versos como este e nossa atenção se volta para algo específico no verso como neste caso. E podemos nos questionar em relação a nossa fé, e nossa caminhada, e podemos nos entregar ao Senhor e Lhe pedir para nos sondar e nos mostrar o que necessitamos para estarmos em Seu caminho.
Também sei que “tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu… [Ecle. 3:1] – e pode ser que há um tempo para estudar, e um tempo para ensinar o que se estudou. Se bem que acho que dependendo do grau de profundidade na comunhão com Deus e de leitura/estudo da Palavra, seja possível se fazer as duas coisas simultaneamente, pois o aprendizado da mesma não se esgota.
Bom, seja como for; uma coisa com certeza eu sei através das Escrituras, o que sei, o que tenho aprendido através da Palavra de Deus devo compartilhar com outros. Pois o mandamento é:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”
E se não tenho experimentado “pessoas” virem a mim para me pedir explicação, razão pela esperança que há em mim, talvez seja por conta de uma, duas, ou mais, dos motivos acima mencionados; - mas nada que Deus não seja capaz de mudar quando O buscamos e almejamos glorificá-lo em nosso viver.
Então, peço ao Senhor, meu Deus e Pai, que segundo Tua Palavra, eu esteja pronta a dar uma resposta a todo aquele que me pedir uma razão pela esperança que há em mim, que em nome de Jesus e pelo poder do Espírito Santo, o Senhor me capacite e me ajude com mansidão e temor. Que o Senhor ou traga ou me leve até “aquele” em quem Tu tens movido para que eu possa ser usada como instrumento de Tua mensagem. Que o Senhor aja em minha vida de tal maneira que eu possa ser “sal da terra” e “luz do mundo”. Que o meu caminhar seja um testemunho vivo que Te glorifique em todo tempo. Amen!
