Thursday, September 23, 2010

O que é a VERDADE? Parte 2

Então, O que é a Verdade? Uma boa definição é “a verdade é dizer o que realmente é!” A verdade é o que corresponde ao seu objeto ou o que descreve um estado real das coisas.”  “Verdade é a conformidade a um fato ou realidade; exatamente de acordo com o que é, ou foi ou será.”

Quando eu digo que hoje, dia 23 de Setembro, o presidente dos Estados Unidos da America é Barak Obama, isto é uma declaração verdadeira. Se eu tivesse dito que George Bush é o presidente hoje, isto não seria verdade. E tem mais. Isto é verdade para todas as pessoas, em todos os tempos e em todos os lugares.

Quando eu lhes digo que estou lhe escrevendo isto hoje, dia 23 de Setembro de 2010, aqui de Plano, TX – isto é verdade para mim, para você que esta ai lendo em qualquer outra parte do planeta. É verdade hoje e para todo sempre que neste dia eu estava escrevendo isto. E não há nada que possa mudar isto.

A VERDADE é muito importante para Deus. Uma das definições que encontrei em um database de estudo da Bíblia que tenho no computador é: “o que é confiável, verdadeiro, em conformidade com a realidade.”

Vejamos alguns versos sobre a verdade encontrada em Deus. Este é apenas um dos ângulos que a Bíblia revela sobre a Verdade. Nós estaremos discutindo hoje o que a Bíblia revela sobre Deus como verdade. Há outros ângulos que a Bíblia abrange sobre verdade, ela também fala sobre aqueles que detêm a verdade pela injustiça, aqueles que falam a verdade, ela fala sobre as coisas feitas em verdade, quem tem a verdade, da preciosidade da verdade, para citar alguns deles.                 

VERDADE é um dos atributos de Deus.

Êxodus 3:4-6 “Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;”

Números 23:19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?

Deuteronômio 32:4 “Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele.

Josué 21:45 “Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera ã casa de Israel; tudo se cumpriu.”

2 Samuel 7:28 “Agora, pois, Senhor Jeová, tu és Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens prometido a teu servo este bem.”

Salmos 19:9 “O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos.”

Salmos 31:5 “Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade.”

Salmos 111:7 “As obras das suas mãos são verdade e justiça; fiéis são todos os seus preceitos;”

Salmos 117:2 “Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor.”

Salmos 119:160 “A soma da tua palavra é a verdade, e cada uma das tuas justas ordenanças dura para sempre.”

Mateus 22:16 “e enviaram-lhe os seus discípulos, juntamente com os herodianos, a dizer; Mestre, sabemos que és verdadeiro, e que ensinas segundo a verdade o caminho de Deus, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.”

João 8:32 “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
João 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

João 14:16-17 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. A saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.”

João 16:13 “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.”

João 17:17 “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.”

1 João 5:20 “Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”             

Em cada verso que lemos, vemos que Deus é Verdade, e que Sua palavra é verdade. E isto é dito do Deus – o Pai, o Filho, e o Espírito Santo (uma outra forma de podermos comprovar a natureza trinitaria de Deus, onde a mesma essência de verdade é representada pelas três pessoas). Deus como verdade/verdadeiro. Não há nenhuma direção na vida em que você possa olhar em que Deus não haja falado ou revelado Sua VERDADE. Isto porque Deus é VERDADE! E qualquer coisa que se oponha a Ele ou a Sua palavra é falsa. 
                                                                 
Cheque esta afirmação de Jesus: em um conversa após ter sido preso e levado a Pilatos onde Pilatos lhe pergunta “És Tu o rei dos Judeos?” vou lhes da uma resposta curta, Jesus disse: “Meu reino não é desse mundo…” Então Pilato pergunta, “logo, Tu és rei?” Ao que Jesus responde “Tens razão em dizer que sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. [Jo. 18:33-37] Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.

Esta é uma afirmação muito interessante que Jesus faz: "Eu para isto nasci, e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. O que é a Verdade? O que realmente é VERDADEIRO? Deus é real, vivo, Ele criou todas as coisas, e ele se revelou a nós, atraves de tudo que Ele criou, chamada revelação geral, e especificamente através de Sua Palavra, a Bíblia que também é VERDADEIRA. E esta é a realidade. Isto é a VERDADE!

Pergunta? Quando uma pessoa testifica sobre algo, isto é geralmente feito em um tribunal, e há algo sendo julgado. Sobre o que veio Jesus testificar? O que estava em julgamento?    ----    A VERDADE.

Desde quando tem a verdade estado em julgamento? Desde o comecinho. Quando aquela velha serpente entrou no jardim do Edem e se aproximou de Eva com sua alegação sobre a verdade que encontramos no livro de Genesis 3:1 – “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” Mentirosa, põe em dúvida o que Deus falou. O que Deus havia dito foi “De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Então Eva responde a serpente “Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.”

E a serpente diz a mulher “Certamente não morrereisPorque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.” Bem lá desde o comecinho a serpente, o mentiroso, o pai da mentira tem desde então lançado suas reinvidicações de verdade que se opõem a Deus e a Sua palavra. Então por esse motivo nasceu Jesus e veio Ele ao mundo: Para TESTIFICAR sobre a VERDADE.

Amigos, esta é a batalha cósmica que se propaga desde os primeiros dias da criação. As VERDADES de Deus contra as mentiras do diabo.

E Jesus continua no final do versículo [Jo. 18:37] “Todo aquele que e da verdade ouve a minha voz.” Eis aqui as implicações deste verso. Há dois lados, os que são da verdade, e os que não são da verdade. A batalha cósmica entre o Espírito da verdade contra o espírito da mentira.

1 Jo. 4:6 “Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Assim é que conhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.” E aqui sou lembrada do verso em Joao 8:32 “Conhecereis a VERDADE, e a verdade vos libertará.”

Você sabe por que Jesus disse isto? Desde a queda do homem, no jardim, o homem tem sido prisioneiro das mentiras e do engano do diabo. O homem tem sido levado cativo pelas teias de mentira geradas pelo pai da mentira. E o homem precisa de salvação. Ele não tem como se livrar deste predicamento por si próprio. 

Então, em 1 Tim. 2:4 encontramos o seguinte “[Deus] O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” Porque é a verdade que os libertará.

Vejam o lamento de alguns dos profetas do velho testamento.

“…porque a verdade anda tropeçando pelas ruas…” Isa. 59:14

Sim, a verdade desfalece,…” Isa. 59:15

“… Ja pereceu a verdade e está exterminada da sua boca.” Jer. 7:28

Não a verdade de Deus, mas a verdade nos homens. Por causa das mentiras e do engano de satanás.

Como reage a humanidade em relação a esta VERDADE?

2 Tim. 4:3-4 “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveisajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.”

Rom. 1:18 “Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.

Rom 1:25 “pois trocaram a verdade de Deus pela mentira e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador…”

Rom. 2:8 “mas ira e indignação aos que são contenciosos e desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade.”

A humanidade está nesta batalha cósmica entre a VERDADE e a mentira. A VERDADE de Deus, que não pode mentir, santo e perfeito, o Criador do céu e da terra. E as mentiras de satanás, o pai da mentira.

Há um encontro entre Jesus e alguns judeos em Jo. 8:31-47, e este é um resumo da conversa. Eles dizem “Abraão é nosso pai” [vs.39], e Jesus questiona o que disseram porque eles não estão fazendo as obras de Abraão, portanto não podem ser filhos dele, então diz Jesus “vocês fazem as obras de seu pai” [vs.39-41]. Então eles dizem para Jesus “Deus é nosso pai.” Ao que Jesus responde “Se Deus fosse seu Pai vocês Me amariam…” Mas este não é o caso, então diz Jesus quem é o pai deles e por que.

João 8:44-47 “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas porque eu digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus.

Você conheçe a VERDADE? Você conheçe a Deus? Foi você liberto das mentiras e do engano do diabo?

Caros amigos, eu sou uma filha de Deus, mas já fui filha do diabo, assim como são todos os que são nascidos da carne. E eu estava presa por suas mentiras e engano. Mas pela pregação e ensino da Palavra de Deus meus olhos foram abertos, minha mente e coração foram transformados e eu fui feita uma nova criatura. E o Senhor chama a todos os seus filhos para pregarem o evangelho e ensinarem a outros o que lhes foi ensinado. Somos supostos a instruir com gentileza, ensinar a Palavra, na esperança de que “Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos lacos do diabo, por quem haviam sido presos e sujeitos à sua vontade.” [2 Tim. 2:24-26].

Arrepende-se dos seus pecados e põe toda sua confiança em Jesus Cristo que morreu e ressuscitou por seus pecados, para que a justiça de Deus pudesse ser satisfeita, e o salário do pecado que é a morte, fosse pago em seu lugar, para que a justiça de Deus lhe seja acreditada em lugar dos seus pecados. 

De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte.” Prov. 11:4


O que é a VERDADE? Parte 1

Nós vivemos em uma era onde se faz extremamente necessário um entendimento claro do que é a verdade. Por causa do pensamento pos-modernista que predomina na maioria das sociedades, especialmente dos países ocidentais.

Onde alguns dizem “não existe verdade absoluta”, outros que “a verdade não pode ser conhecida”; ainda outros “que a verdade é relativa”. E assim por diante.

Bom, vou começar lendo um email que recebi de uma pessoa muito especial para mim e a quem amo profundamente, mas que é uma dessas pessoas que estão confundidas entre os millhões de outras pessoas que aderem a esse tipo de pesamento.

De fato, considero que nenhuma verdade é absoluta e/ou imutável. E eu acho que deveria ser assim com todo mundo. A busca das verdades da vida devem, para mim, ser conscientes e de acordo com o desejo e a necessidade de cada um. Quando as coisas do seu sentimnento, da sua visão de mundo, da sua compreensão da vida, do raciocínio do seu intelecto se apresentam num determinado momento harmonizados, e lhe dão paz, tranqüilidade, segurança emocional e psicológica, e, além disso, lhe apontam para um objetivo de uma felicidade mais permanente, é quando se terá alcançado uma boa razão para se viver. E isso, além de ser individual e subjetivo, independe de qual fonte de conhecimento filosófico/religioso você se valeu. E a variedade desse conhecimento é rico e vasto. 

Prestem atenção ao que diz o autor do email “Nenhuma verdade é absoluta e/ou imutável.” Em outras palavras “Não há verdade absoluta e a verdade muda.”

Ele diz que a busca das “verdades da vida” deve ser consciente. Concordo que deva sim ser consciente e que deva se encaixar logicamente a razão e ao que é real! Mas ele diz que deve ser de acordo com o desejo e a necessidade de cada um individualmete; aqui eu discordo completamente do ponto de vista dele, que a busca da verdade deva ser feita baseada nos desejos e necessidades de cada um. E eu espero ser capaz de poder lhe mostra por que?

Ele equivale a verdade com a harmonia entre os nossos desejos, a nossa cosmovisão de vida, o nosso entendimento ou percepção de vida, e o nosso raciocínio intelectual – e que isso nos trás a paz, tranquilidade, e segurança física e emocional – e que isso nos leva a um objetivo de vida e a uma felicidade mais permanente.

A VERDADE é uma coisa boa, e é claro que a verdade nos trás tudo o que foi mencionado anteriormente.  E concordo que a VERDADE nos leve a um objetivo de vida e a uma felicidade mais permanente. Mas qual verdade? A que eu fabrico segundo a minha vontade e necessidade? A que foi descrita pelo email? Como determino essa “verdade”, como sei que é verdadeira? É ela baseada em meus desejos, no meu modo de ver a vida e como eu entendo a realidade? E sendo, assim, então, eu tenho a minha verdade, e você pode ter a sua, porque nós chegamos a ela individualmente, mesmo que as nossas verdades sejam completamente diferentes? Mesmo que a minha verdade se opõnha a sua verdade?

A VERDADE é uma coisa boa, e todos nos queremos a verdade em nossas vidas, nós queremos a verdade dos nossos amados, correto? Nós não queremos que eles mintam para nós. Nós queremos a verdade dos nossos médicos, queremos a verdade dos nossos parceiros de negócios, do nosso corretor, do nosso agente imobiliário, dos nossos investidores, das companhias que fabricam os carros que dirigimos, das empresas farmacêuticas, das propagandas, etc…        

Eu ouvi Ravi Zacharias, um apologista e evangelista dizer: “Jesus não veio ao mundo para fazer boas pessoas melhores, Ele veio ao mundo para fazer pessoas mortas, vivas.” E de acordo com Efe. 2:1-3 “Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.”

Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?” Mat. 16:26

De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte.” Prov. 11:4

De que aproveita ao homem alcançar a felicidade ou encontrar seu objetivo na vida, tranquilidade, segurança física e emocional baseados em seus proprios sentimentos, e crendo o que quer que seja verdadeiro para ele de acordo com seus desejos e percepção da realidade, se a sua percepção é baseada em suas próprias imaginações fantásticas, se não for verdade? De que aproveita? NADA. Porque ele pode ter uma sensação de paz, e direção, e satisfação, e então quando chegar a morte, e ela vem para todos. E ele tiver que dar conta de sua vida Àquele que criou a vida e lhe o direito de viver, quando aquele dia chegar. E ai???               

Se esse modo de pensar fosse verdade, e nós todos saissemos por ai a buscar a VERDADE baseados nas nossas percepções da realidade, e nos desejos dos nossos corações, e nos desejos da nossa carne, e baseados em nossos gostos e preferências, você pode imaginar o caos que seria? Imagine, algumas pessoas gostam de cumprimentar seus vizinhos, outros gostam de comê-los, para eles isso seria verdade. Para alguns o senso de paz e contentamento na vida seriam encontrados em abusar sexualmente de bêbes ou criançinhas, para eles isso seria verdadeiro. Outros podem derivar um sentido de vida em caçar e matar outras pessoas assim como eles, para eles isso seria verdade. Tá bom, estou sendo muito drástica? E se para alguém é verdade que ele não deve trabalhar, mas viver em todo comforto possível tirando o que e seu? Seria isso errado se ele realmente cresse ser isto verdade? 

No Dia do Julgamento a única coisa que importará é a justiça. Se você a tem porque se arrependeu de seus pecados e confiou na vida, morte na cruz, e ressurreição de corpo de Jesus Cristo como pagamento expiatório por seus pecados, você irá para o céu. Se você pensa que pode você criar, chegar, apresentar a sua própria justiça, você se encontrará não no céu mas no inferno por toda eternidade pagando por seus próprios pecados.   

Não caros amigos, a VERDADE é absoluta, e é imutavel. E tem mais, é extremamente importante. E tem como você saber disso com certeza. “A Verdade é muito importante para nós, principalmente quando somos confrontados com uma mentira.”

Atentem para esta ilustração. Um homem, sua esposa e três filhos foram a um tribunal uma tarde para assistirem a um julgamento contra um homem acusado de molestar sexualmente duas meninas. Por evidência a única coisa apresentada pelo advogado de acusação foi o testemunho delas do que aconteceu a elas naquele dia. Elas não estavam na sala, mas em outra sala sendo questionadas por teleconferência. Aos que assistiam as meninas respondendo tão doces e sem hesitação não podiam deixar de pensar como poderia aquele homem abusar de tão doce, inocente meninas. Quando o advogado de defesa começou o seu questionamento, embora ele tenha sido bastante gentil com as meninas, ele foi também firme ao mesmo tempo lhes dizendo que ele não queria nada além da verdade do que aconteceu. Então ele lhes perguntou se algum exame físico havia sido feito quando se deu o abuso ou depois que foi reportado o caso? -  E elas responderam, “não”. Então ele as perguntou se não era verdade que no dia em que fizeram a acusação, o seu cliente as havia visto numa área da cidade onde elas não deveriam estar e ele as disse que iria dizer a seus pais, e que por causa disso elas haviam feito essa acusação para prevenir que ele as dedurasse? Uma delas ficou calada e a outra disse que não se lembrava. E a família que estava assistindo a esse caso sairam daquela corte sem saber o que realmente havia acontecido.
Agora, a pergunta é? Se a verdade é importante para todos os que estavam envolvidos nesse caso? Pois, se a verdade estava no abuso cometido, as meninas se beneficiariam de uma conclusão e do conhecimento de que o culpado pagaria por seu crime. Mas se por outro lado o homem fosse inocente então a verdade deveria ser sabida para que ele fosse liberto da acusação.    ---   SE A VERDADE E TÃO IMPORTANTE EM UM CASO COMO ESTE, NÃO DEVERIA ELA SER IGUALMENTE OU ATÉ DE MAIOR VALOR QUANDO A SUA ETERNIDADE PENDE NA BALANÇA???   

Meus amigos, A VERDADE é absoluta. Ela é imutável. E ela pode ser conhecida.

Como pode você responder aos que proferem que “Não há verdade absoluta?” Simplesmente lhes perguntem se “Ė absolutamente verdade que não há verdade absoluta? Você vê, porque se realmente não há verdade absoluta, a declaração deles é falsa por sua própria afirmação. E se não é verdadeira, então é falsa. Você não pode negar a existência da verdade sem afirmá-la. A declaração falha o seu próprio requerimento. Alegando ser a verdade absoluta a declaração diz que não há verdade absoluta.

Eu quero dizer mais algumas coisas sobre a VERDADE antes de me aprofundar no que diz a Bíblia sobre isto.

A verdade é descoberta, não é inventada. Ela existe independentemente do conhecimento de alguém sobre a mesma.

A verdade não muda embora nossa crença sobre a verdade mude. Quando começamos a crer que a terra era redonda ao invés de plana, a verdade sobre a terra não mudou.

A verdade não é afetada pela atitude daquele que a professa.

A verdade não depende dos nossos sentimentos ou preferências, algo é verdade, quer nos gostemos ou não.

Todas as verdades são verdades absolutas! E todas as reivindicações de verdade são estreitas e exclusivas.

Crenças contrárias são possíveis, mas verdades contrárias não são possíveis. Deus existe! E Deus não existe! Alguns crêem que Deus existe, outros não. Mas a VERDADE só pode ser uma. Uma mulher não pode estar e não estar grávida ao mesmo tempo. Ou Jesus é quem Ele disse ser - completamente Deus e completamente homem, ou Ele é o anjo Miguel como dizem as Testemunhas de Jeová, ou um outro deus como dizem os Mormons, ou apenas um profeta como diz o Islamismo. Todas essas crenças não podem ser VERDADEIRAS, porque elas se contradizem. A verdade? Jesus é Deus que se fez carne e habitou entre nós. 

Podemos acreditar que tudo é verdade, mas não podemos fazer tudo ser verdade. Crença não pode alterar um fato, não importa quão sinceramente ela é acreditada.